Os irmãos Alexssandro Gomes, 18 anos, e Fernanda Gomes, de 14 anos, refletiram sobre a importância de fazer boas escolhas na vida ao brincar com o game ‘Futuro em Jogo’, disponibilizado no estande da Justiça do Trabalho no Multiação nesse sábado (13). Assim como eles, dezenas de crianças e adolescentes conheceram o jogo na edição realizada no bairro João Bosco Pinheiro, em Cuiabá, que contou ainda com orientações da Ouvidoria.
Pizzaiolo há alguns meses, Alexssandro começou a trabalhar aos 17 anos como menor aprendiz e agora quer se aprimorar na profissão. “Acho que o jogo tem muita coisa em comum com a vida da gente. É preciso desviar das coisas ruins e abraçar as boas”, destacou. “Sei que minha história é diferente da de colegas e conhecidos do bairro que trabalham desde a adolescência”, afirmou.
O objetivo da Justiça do Trabalho no Multiação é conscientizar as comunidades que estão mais sujeitas ao trabalho infantil, segundo a gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, juíza Leda Lima. “É um espaço muito bom para fazer esse alerta, dada a grande quantidade de famílias em situação de vulnerabilidade social nos locais em que o projeto é realizado”.
Ela enfatizou que muitas pessoas ainda não entendem o que é trabalho infantil. “Um trabalho muito comum, o doméstico, está na lista das piores formas de exploração. Ajudar os pais é uma situação, mas se responsabilizar pela casa e o cuidado com os irmãos é função dos adultos”, explicou.
Lição aprendida por Maria Clara dos Santos, 12 anos, que, depois de algumas partidas, disse que aprendeu como driblar os obstáculos. “Temos que enfrentar as dificuldades, mesmo que seja complicado”, disse a menina.
Com ajuda da mãe Celestina Padilha, até Elóa, de 3 anos, conseguiu se divertir com o jogo desenvolvido pelo TRT/MT em parceria com o Sesi para combater o trabalho infantil. “É uma ótima iniciativa para as crianças”, falou Celestina que saiu satisfeita Multiação após ter garantido diversão para a filha e ainda usufruir dos serviços médicos disponibilizados na ação.
Ouvidoria
Além do ‘Futuro em Jogo’, o Tribunal levou informações sobre a legislação trabalhista por meio da Ouvidoria. O estudante de Direito João Gabriel Rocha e os amigos aproveitaram para saber como assistir às audiências trabalhistas. “Já tentamos ir ao TRT/MT durante as visitas institucionais da faculdade, mas não conseguimos. Agora, com as informações obtidas, vamos ter essa oportunidade, que servirá como aprendizado e atendimento de exigências do curso”, comentou.
Multiação
Com serviços gratuitos de saúde, cidadania e lazer, esta edição do Multiação realizou mais de seis mil atendimentos. A iniciativa é promovida pelo Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em parceria com a TV Centro América. As próximas edições do projeto serão em Tangará da Serra, em outubro, e em Várzea Grande, em novembro. “O projeto leva serviços essenciais, principalmente de saúde, a quem mais precisa. E parceiros como o TRT ampliam esse alcance, oferecendo também ações de cidadania”, ressaltou o assessor da Presidência da Fiemt, José Carlos Dorte.
(Fabyola Coutinho)