
28/11/2025 – Em uma visita institucional ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, conheceu a estrutura e o funcionamento do Cejusc de 2º grau do tribunal.
O ministro é o responsável pela conciliação trabalhista e coordena a Comissão Nacional de Promoção à Conciliação da Justiça do Trabalho (CONAPROC). Caputo Basto conversou com magistrados e servidores do tribunal no Centro de Conciliação de 2º grau.
Conciliação como ferramenta de cidadania
O vice-presidente destacou a necessidade de ampliar a divulgação da conciliação como ferramenta essencial para a solução de conflitos, ressaltando que se trata da essência da Justiça do Trabalho a política conciliatória dos conflitos.
O magistrado também abordou a importância do controle sobre os processos de litigância de massa, visando combater a chamada litigância predatória, que é o ajuizamento de um número elevado de ações judiciais artificiais, genéricas e muitas vezes sem base legal. O ministro destacou que trata-se de uma prática abusiva e que tem gerado uma preocupação crescente do TST.
Com informações do TRT da 2ª Região (SP).