Quem circular pelo Pantanal Shopping entre os dias 12 e 15 de junho poderá conhecer o estande da Justiça do Trabalho destinado a mostrar para a sociedade os perigos do trabalho infantil. A ação, que também vai incluir campanhas publicitárias e entrevistas, faz parte da Semana de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo ao Trabalho Decente promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT).
A abertura do evento será às 15h desta quinta-feira (12), em frente à entrada da Unic, no piso 2 do shopping Pantanal, com a presença dos gestores regionais do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, desembargador Tarcísio Valente e a juíza Leda Lima. O evento vai contar ainda com crianças da Escola Estadual Dante Martins de Oliveira, de Várzea Grande.
No estande do Shopping, crianças e adolescentes poderão brincar, das 15 às 20h, com o game Futuro em Jogo e conhecer materiais educativos sobre o tema. Peças publicitárias estarão espalhadas pelos canais de comunicação do shopping, com alertas sobre o uso irregular da mão de obra de crianças e adolescentes.
A Semana de Combate ao Trabalho Infantil, contará ainda com divulgação de entrevistas sobre o tema na imprensa local, além de notícias na rádio TRT FM e canais oficiais de comunicação do TRT mato-grossense.
Dia Internacional
O evento é realizado em alusão ao Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. Instituído pela Lei 11.542/2007, a data é uma oportunidade para informar, debater e dar destaque ao enfrentamento e à violação de direitos das crianças e adolescentes.
O Brasil registrou mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade em situação de trabalho infantil em 2023, conforme dados da PNAD-Contínua (IBGE). O levantamento também apontou que o Brasil tinha 586 mil crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade exercendo as piores formas de trabalho infantil no mesmo ano, que incluem atividades que envolvem risco à saúde e segurança como manuseio de maquinários, material explosivo ou tóxico, além de exploração sexual.
Futuro em Jogo
O game Futuro em Jogo, que estará disponível no estande do TRT no Pantanal Shopping, é um ‘runner’, gênero em que o personagem se desloca continuamente e precisa desviar de obstáculos e coletar itens para avançar. Ao longo da história, as crianças precisam enfrentar o vilão, que oferece álcool, cigarros e drogas.
O game é fruto de uma parceria entre o TRT/MT, o Ministério Público do Trabalho e o Serviço Social da Indústria (Sesi).
(Comunicação Social)