A presidente e corregedora do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), desembargadora Adenir Carruesco, começou nessa segunda-feira (29) às correições das nove varas da Capital. Como de costume, o procedimento foi iniciado na 1ª Vara de Cuiabá, unidade que guarda a memória das seis primeiras décadas de trajetória da Justiça do Trabalho mato-grossense.
A 1ª Vara da Capital alcançou todas as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2024 e este ano, até o mês de setembro, teve quase todos os percentuais já atingidos. Em nove meses, a meta 3, por exemplo, relativo às conciliações homologadas, a unidade atingiu 118, 97% do número estipulado para 2025. Nesse mesmo período, a meta 1 também foi alcançada, assim como a meta 2, que está em 107%.
Em 2024, foram realizadas 1.058 audiências pelos magistrados que atuam na unidade. Foram solucionados 933 processos, com prazo de 65 dias para realização da audiência inicial e percentual de 83% de sentenças líquidas publicadas.
A 1ª Vara de Cuiabá realizou a autoinspeção, participou dos eventos de conciliação e execução promovidos pelo CSJT e CNJ e não há processos arquivados definitivamente sem o registro de pagamentos.
Na pesquisa de satisfação dos jurisdicionados, a unidade teve nota de 4,64, para a prestação jurisdicional. O levantamento é realizado com uma escala que varia de 0 a 5 pontos.
(Comunicação Social – TRT/MT)