O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) apresenta a versão revisada do seu Plano de Integridade (RA 37/2021), instituído em 2021 e atualizado em dezembro de 2024. Com formato mais acessível e design moderno, o documento reforça a cultura de ética e transparência na instituição.
Entre as inovações, destaca-se a inclusão de tópico voltado para e-Prevenção, do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). A ferramenta permite diagnosticar a suscetibilidade da organização a fraudes e corrupção por meio de um questionário, além de oferecer um “roteiro de atuação” para implementar práticas de integridade ainda pendentes.
O Plano de Integridade é uma ferramenta estratégica cujo objetivo é promover a cultura da ética, transparência e responsabilidade no âmbito das atividades judiciais e administrativas do TRT. Se alinha com as diretrizes de governança pública e combate à corrupção, visando garantir que os atos e decisões sejam realizados de forma justa, imparcial e livre de práticas irregulares.
Como parte do aprimoramento, no final de 2024 os servidores do TRT mato-grossense participaram do curso “Sistema de Integridade: Teoria e Prática”, ministrado pelo professor Rodrigo Fontenelle, auditor de Finanças e Controle da CGU, atualmente é controlador-geral de Minas Gerais. A capacitação reforçou conhecimentos teóricos e práticos sobre governança e combate à corrupção, fortalecendo o compromisso institucional com a integridade.
Que tal conhecer um pouco mais sobre o Plano de Integridade? Clique aqui e saiba mais!