Advogado Previdenciário

TRT de Mato Grosso aproxima Judiciário de diferentes setores sociais e econômicos

Com o objetivo de dialogar com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento de Mato Grosso, a Justiça do Trabalho em Mato Grosso realizou, nos últimos dois anos, uma série de visitas institucionais. Os encontros com entidades de diferentes segmentos, como o setor industrial, instituições sociais e forças armadas, buscam aproximar o Judiciário trabalhista das diversas realidades que compõem o mundo do trabalho.

As ações voltadas ao diálogo com a sociedade mato-grossense foram realizadas durante a gestão da desembargadora Adenir Carruesco, iniciada em 2024 e com término em dezembro deste ano. Entre elas, a visita à Casa das Pretas, em Cuiabá, o primeiro centro de ações culturais e comunitárias do movimento negro no estado. Recebida pela presidente da instituição, Antonieta Luisa Costa, a presidente do Tribunal conheceu de perto as atividades desenvolvidas.

Em maio deste ano, a desembargadora visitou o espaço de treinamento do projeto Mais que Atletas, em Juína. A iniciativa recebeu recursos destinados pela Justiça do Trabalho e pelo Ministério Público do Trabalho, oriundos de multa por descumprimento da legislação trabalhista. Os valores possibilitam o aprendizado de ginástica artística no projeto, que hoje beneficia crianças e adolescentes de forma gratuita.

Em julho de 2025, a magistrada, que também preside o Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), esteve na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Durante a reunião, foram debatidas pautas de interesse comum entre a Justiça do Trabalho e o setor industrial, com destaque para o aprimoramento dos mecanismos de destinação de recursos de ações trabalhistas e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção do trabalho decente e da cidadania.

Em agosto, a desembargadora Adenir Carruesco conheceu o projeto Soldado Cidadão, uma iniciativa do Ministério da Defesa que oferece qualificação profissional a jovens em serviço militar. As ações são realizadas em Rondonópolis, no 18º Grupo de Artilharia deTRT de Mato Grosso aproxima Judiciário de diferentes setores sociais e econômicos 1 Campanha (GAC), e visam preparar os participantes para o mercado de trabalho durante o período de alistamento.

Outras instituições visitadas pela magistrada em Rondonópolis foram o Centro de Equoterapia Reviver e a Associação dos Pacientes Oncológicos (APOR). O primeiro é um espaço que utiliza cavalos para promover reabilitação e desenvolvimento físico, neurológico e emocional. Já a APOR é uma entidade beneficente e assistencial, que oferece tratamento e apoio emocional a pacientes com câncer.

No mês de outubro, a Justiça do Trabalho realizou uma visita institucional ao aeroporto recém-construído pela Empresa Bom Futuro, em Cuiabá. O terminal, considerado o maior aeroporto executivo do Centro-Oeste, é um espaço privado que atende instituições e pessoas ligadas ao agronegócio. Anteriormente, a magistrada também esteve no Santo Antônio Business Airport, localizado no município de mesmo nome e igualmente voltado ao setor executivo.

No segundo semestre deste ano, a presidente do Tribunal também participou das atividades do Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), realizadas na Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda, em Nossa Senhora do Livramento. O colégio é referência na preservação da cultura das famílias remanescentes do Quilombo Mata Cavalo.

As visitas institucionais refletem o comprometimento da Justiça do Trabalho em Mato Grosso com a sociedade. “Ao transitarmos por espaços tão diversos, reafirmamos a missão da Justiça do Trabalho de atuar de forma integrada com a sociedade, ouvindo, dialogando e contribuindo para o desenvolvimento humano e social em Mato Grosso e em todo o país”, destacou a magistrada.

(Fabyola Coutinho)

 

 

 

 

 

FONTE: TRT23-MT

Gostando do conteúdo? Compartilhe!