Advogado Previdenciário

TRT da Paraíba faz doação de alimentos arrecadados na corrida “10 milhas do trabalho” – CSJT2

6/11/2025 – Nessa quarta-feira (5), o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) promoveu a entrega de parte dos alimentos arrecadados na corrida “10 milhas do trabalho”, que aconteceu no dia 26 de outubro. A primeira instituição beneficiada foi a Associação Recreativa Cultural e Artística (Arca), que funciona na Ilha do Bispo, em João Pessoa, e atende, somente nas atividades educativas, 387 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos.

O coordenador da Arca, Geraldo Aguiar, falou da importância dessa doação para as crianças e adolescentes. “As doações que chegam neste momento são de suma importância para fortalecer a segurança alimentar diária dessas crianças e adolescentes. Frequentemente, elas chegam à nossa instituição sem terem feito um café da manhã ou uma refeição adequada, e saem daqui já preparadas para o seu dia, seja para se dirigirem diretamente à escola ou para se organizarem em casa antes de irem para as aulas”, destacou.

Corrida em prol das crianças

A segunda edição da corrida “10 Milhas do Trabalho” reuniu 1,2 mil pessoas em prol do combate ao trabalho infantil, na  Espaço Arena CSQ. O evento integrou a comemoração dos 40 anos de fundação do Tribunal, comemorado no mês outubro, e contou com apoio da Amatra-13, além de patrocínio da Funpresp-Jud, da AeC, do Sintur-PB, da São Braz, da Unimed, do Bemais e da Arena CSQ, parceira oficial do evento.

Com foco no combate ao trabalho infantil, a corrida buscou conscientizar para um tema sensível e que ainda assola o nosso país. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc 2024), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que, entre 2023 e 2024, o percentual de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, em situação de trabalho infantil na Paraíba aumentou 37%. No período de 2023 a 2024, ou seja, em apenas um ano, 10,2 mil meninos e meninas nessa faixa etária passaram a ser explorados pelo trabalho precoce no Estado.

 

Fonte: TRT da 13ª Região

FONTE: CSTJ

Gostando do conteúdo? Compartilhe!