Imprimir
Aloysio Corrêa da Veiga abordou as novas dinâmicas do mercado de trabalho e destacou a necessidade de atuação colaborativa entre os poderes Legislativo e Judiciário
Ministro Aloysio Corrêa da Veiga e deputado federal Lucas Ramos – Foto: Renato Araujo/Câmara dos Deputados
11/12/2024 – O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, participou, nesta quarta-feira (11), de reunião da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Na ocasião, o ministro defendeu a competência constitucional da Justiça do Trabalho para julgar os conflitos decorrentes das relações de trabalho, e não somente das relações de emprego.
O presidente do TST destacou ainda a importância da atuação atenta e eficiente dos poderes Judiciário e Legislativo diante das rápidas transformações tecnológicas e sociais, como a “uberização” e a crescente presença de trabalhadores em plataformas digitais. “O mundo está se transformando e traz como consequência a necessidade de uma conduta estável e coerente. Não se entra no mérito da questão binária empregado ou prestador de serviços, isso a própria relação vai dizer o que é”.
Em sua fala, Aloysio discorreu sobre a relevância da Previdência Social e da contribuição de todos, tanto empregadores quanto trabalhadores, para garantir benefícios como aposentadoria e seguro para acidentes de trabalho. O ministro também evidenciou desafios contemporâneos, como a desconexão necessária para os trabalhadores de plataformas, e a necessidade de compreender a responsabilidade por essas soluções de forma compartilhada por toda a sociedade.
O deputado Lucas Ramos (PSB-PE), presidente da comissão, agradeceu a presença do presidente do TST e sua disposição em dialogar com o poder Legislativo. “Muito obrigado por vir a esta casa e demonstrar o seu respeito ao parlamento brasileiro e, sobretudo, a sua vontade de construir juntos o futuro do nosso país”, acrescentou o parlamentar.
Por sua vez, o deputado Vicentinho (PT-SP), ressaltou a importância da Justiça do Trabalho para o desenvolvimento do país e destacou a “presença histórica” do ministro Aloysio, o que, para ele, demonstrou um profundo respeito à Comissão. O deputado ressaltou a trajetória de vida do ministro em defesa da dignidade da pessoa humana e agradeceu em nome de todos os deputados pela disposição em sempre receber os representantes do parlamento brasileiro.

- Número de visualizações
-
15
Visualizações - Data de Publicação
- 11/12/2024
Mais detalhes
$(‘#lightbox-club_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var club_autoplaying=false;
var club_showingLightbox=false;
const club_playPauseControllers=”#slider-club_-playpause, #slider-club_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-club_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: club_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘‘,
nextArrow:
‘‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-club_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});
Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})