Advogado Previdenciário

Nova gestão – TRT/MT empossa desembargadores Aguimar Peixoto e Eleonora Lacerda

Em cerimônia que reuniu autoridades, advogados, magistrados, servidores e familiares, tomaram posse nesta sexta-feira (12) os novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) para o biênio 2026-2027. O desembargador Aguimar Peixoto assumiu a presidência, enquanto a desembargadora Eleonora Lacerda passou a ocupar os cargos de vice-presidente e corregedora.

A nova administração sucede a gestão da desembargadora Adenir Carruesco, presidente desde 2024 e que permanece no cargo até 31 de dezembro.

Realizada no auditório do Tribunal Pleno, a solenidade foi transmitida ao vivo e apresentou à sociedade as diretrizes da nova gestão. Em seu pronunciamento, já como presidente empossado, o desembargador Aguimar homenageou a administração que se encerra, afirmando que pretende atuar, assim como a gestão anterior, de forma colaborativa, “na troca de saberes e em comunhão de propósitos”.

Veja o álbum de fotos

Confira como foi a transmissão ao vivo

O novo presidente destacou que, ao lado da equipe, dará continuidade às ações de diálogo com a sociedade, de transparência administrativa, além de cumprir a missão de realizar justiça no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a paz social. Ele também reafirmou o compromisso com as políticas de sustentabilidade e enfrentamento às desigualdades raciais e a valorização do ambiente interno de trabalho.

Entre os pontos prioritários da gestão, citou o cumprimento das metas, especialmente as relacionadas à prevenção e à resolução consensual de conflitos, o reforço nas ações de combate ao trabalho infantil e iniciativas de estímulo à qualificação de jovens aprendizes.

O desembargador agradeceu a confiança depositada para assumir o posto máximo da Justiça do Trabalho mato-grossense e afirmou que encara a responsabilidade “não como um prêmio, mas como um encargo solene para o futuro que construiremos juntos, nos próximos dois anos”.

Citando a parábola dos talentos, ponderou que os dons são concedidos “a cada qual segundo a sua capacidade” e que a trajetória pessoal e profissional exigem engajamento e coragem. “A vida não nos exige mais do que podemos suportar, mas exige, inequivocamente, que nos engajemos plenamente com aquilo que nos foi dado, seja muito ou seja pouco. A vida exige engajamento, não reclusão; coragem, não medo; frutificação, não esterilidade”, afirmou.

Ao finalizar, destacou que o compromisso com a administração do Tribunal será guiado pelo esforço contínuo de superação e aprimoramento. “Obstáculos enfrentados e superados nos aperfeiçoam e nos fazem ser exemplos de resiliência e boa vontade para os que nos observam”, declarou.

Solenidade

A solenidade foi aberta pela atual presidente Adenir Carruesco, que falou do sentimento de gratidão pelas contribuições que recebeu ao longo dos dois anos à frente do Tribunal, período em que também presidiu o Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs (Coleprecor). A desembargadora assinalou a importância da atuação no colegiado, ao conferir voz ativa ao Tribunal mato-grossense nas discussões que moldaram a política judiciária trabalhista eNova gestão - TRT/MT empossa desembargadores Aguimar Peixoto e Eleonora Lacerda 1 evidenciou a capacidade do TRT de contribuir de forma qualificada para o aprimoramento da Justiça do Trabalho. 

A presidente também ressaltou a aprovação do 9º cargo de desembargador no Senado, medida que classificou como estratégica e um passo histórico para assegurar maior celeridade na prestação jurisdicional. Ao final, desejou êxito aos novos dirigentes, com votos de “serenidade para enfrentar os desafios, visão para conduzir os avanços necessários e inspiração para elevar o TRT a patamares ainda mais altos de excelência”.

O representante do Ministério Público do Trabalho, procurador Bruno Choairy, parabenizou os gestores recém-empossados, reafirmou a parceria institucional entre o MPT e a Justiça do Trabalho mato-grossense e disse ter certeza de que ambos estão à altura dos desafios complexos da administração e do atual cenário jurídico.

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, advogada Gisela Cardoso, afirmou que a posse marcou o início de um novo ciclo sob a condução do desembargador Aguimar, “conhecido por sua serenidade, cordialidade e profundo senso de justiça”. Ela ressaltou a confiança da advocacia na nova administração e destacou que “a Justiça do Trabalho, especialmente em Mato Grosso, tem demonstrado compromisso com a celeridade, o diálogo institucional e a sensibilidade social, valores indispensáveis em tempos de profundas transformações no mundo do trabalho”.

Encerrando, a presidente da OAB/MT afirmou que a posse da nova gestão sinaliza não apenas a continuidade do trabalho de um Tribunal que honra a sua história, mas também a “abertura de um novo ciclo, que renova compromissos, reafirma princípios e nos convoca à construção de soluções conjuntas para desafios que são ao mesmo tempo jurídicos, sociais e tecnológicos.”

Novos dirigentes

A solenidade também marcou a posse dos novos responsáveis pela Ouvidoria e pela Escola Judicial do TRT mato-grossense para o próximo biênio. O desembargador Paulo Barrionuevo assumiu a Ouvidoria-Geral, tendo a desembargadora Eliney Veloso como vice-ouvidora e ouvidora da mulher. A direção da Escola Judicial ficará a cargo da desembargadora Adenir Carruesco.

(Aline Cubas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: TRT23-MT

Gostando do conteúdo? Compartilhe!