Advogado Previdenciário

Magistrados trabalhistas de todo o Brasil reúnem-se em Fortaleza para reunião do Conematra – CSJT2

28/10/2025 – A Justiça do Trabalho do Ceará recebe, nesta terça e quarta-feira (28 e 29/10), magistradas, magistrados, coordenadoras e coordenadores integrantes das Escolas Judiciais de todo o país para a 83ª Assembleia Ordinária e Reunião de Trabalho do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra). O evento ocorre na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), em Fortaleza.

Veja mais fotos aqui.

Durante a cerimônia de abertura, o desembargador Paulo Régis Botelho, diretor da Escola Judicial do TRT-CE, saudou os presentes e agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização do evento. O magistrado destacou o impacto da tecnologia como a “pedra de toque” no cenário jurídico-laboral atual, enfatizando que este é o tema central em debate.

O desembargador ressaltou que a tecnologia avança de forma independente da vontade humana e não pode ser represada, pois o que antes era um futuro distante hoje é uma realidade. Diante disso, ele afirmou que o Direito tem a missão de “conter” o uso da tecnologia de forma “selvagem”, mantendo a centralidade do ser humano como objeto principal. “A função do Direito, assim como foi no surgimento do Direito do Trabalho, é garantir os direitos mínimos para a classe trabalhadora, renovando-se a sua missão diante da quarta ou quinta revolução tecnológica”, declarou.

Ao final de sua fala, o magistrado reforçou a importância do evento não apenas pelas palestras, mas, sobretudo, com o que ele considera de maior importância: a troca de experiências e a discussão dos problemas do dia a dia das Escolas Judiciais.

Na sequência, a presidente do TRT-CE, desembargadora Fernanda Uchôa, expressou elevada honra em receber os representantes das Escolas Judiciais da Justiça do Trabalho. Ela reafirmou a importância estratégica da atuação conjunta das Escolas na consolidação de uma formação institucional sólida, coerente e comprometida com os princípios que norteiam a magistratura trabalhista.

A desembargadora enfatizou que a promoção da educação judicial não se limita à transmissão de conhecimento técnico-jurídico, mas é, acima de tudo, um instrumento de valorização da magistratura e de aprimoramento constante da prestação jurisdicional. “A missão das escolas judiciais é disseminar valores, atualizar saberes e construir uma cultura de excelência, pautada na ética, na responsabilidade institucional e no compromisso social da Justiça do Trabalho”, afirmou a presidente do TRT-CE.

Finalizando a solenidade de abertura, tomou a palavra a desembargadora do TRT-11 Ruth Barbosa Sampaio, presidente do Conematra. Ela começou seu discurso trazendo reflexões sobre o papel do juiz na sociedade atual. A desembargadora mencionou que o papel da Justiça não é apenas resolver conflitos pontuais, mas também deixar um legado de compromisso social e de desenvolvimento para a coletividade. Ela enfatizou a importância de a Justiça do Trabalho se antecipar às questões sociais e econômicas, atuando de forma preventiva e proativa.

A magistrada concluiu seu discurso mencionando que a troca de ideias e a construção de soluções conjuntas entre as Escolas Judiciais são a chave para enfrentar os desafios contemporâneos. Ela destacou a necessidade de a magistratura trabalhista cultivar valores como a dignidade da pessoa humana e a ética, garantindo que o direito fundamental ao trabalho seja sempre o foco central da Justiça.

Programação

O encontro do Conematra seguiu com uma programação de palestras e reuniões técnicas. O músico cearense Davi Valente fez uma apresentação emocionante, que uniu exibições musicais em que toca teclado com os pés e canta, além de palestrar sobre como superou as barreiras sociais em razão de sua deficiência física congênita.

No final da manhã do primeiro dia, os professores da Universidade de Fortaleza Katherinne Mihaliuc e Henrique Luís do Carmo e Sá conduziram a oficina “Educação Transformadora na Magistratura: Moderno Processo de Aprendizagem Significativa e Long Life Learning”.

À tarde, os servidores receberam atualizações em sistemas administrativos e compartilharam boas práticas, enquanto os magistrados compuseram a Assembleia deliberativa.

Na quarta-feira (29/10), os participantes assistirão às palestras “Formação Multidimensional: Eficiência além do Direito” e “Como formar líderes que engajam no serviço público”, finalizando o evento.

 

Fonte: TRT da 7ª Região

FONTE: CSTJ

Gostando do conteúdo? Compartilhe!