Advogado Previdenciário

Game Futuro em Jogo sensibiliza adultos e crianças nas edições do Multiação 2025

Cerca de mil crianças passaram pelo estande da Justiça do Trabalho nas quatro edições do Multiação realizadas na região metropolitana de Cuiabá ao longo de 2025. A última ocorreu no sábado (29), no Parque Sabiá, em Várzea Grande, e novamente o game Futuro em Jogo foi destaque ao ensinar, de forma lúdica, os riscos e prejuízos do trabalho infantil.

Desenvolvido em parceria com o Sesi, o jogo chama a atenção das crianças ao apresentar recompensas para comportamentos positivos, como frequentar a escola e respeitar os pais. Já aqueles que escolhem caminhos relacionados às drogas ou ao trabalho infantil perdem velocidade e acabam derrotados. “A proposta é mostrar, de maneira educativa, as escolhas entre o bem e o mal, o certo e o errado, que fazemos ao longo da vida”, explica a juíza do trabalho Eliane Xavier, que participou da última edição do Multiação e de outras realizadas no decorrer do ano.

O game integra as ações do TRT mato-grossense no Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. “A presença da Justiça do Trabalho nesses mutirões é uma forma de diálogo direto com a comunidade sobre um tema tão sensível. Também reforça o compromisso institucional e o nosso engajamento com pautas sociais”, destaca a juíza Camila Stambazzi, que também esteve presente nessa edição do Multiação.

Para o servidor Elber Hipólito, que atua no Tribunal há dois anos, a experiência de participar do Multiação pela primeira vez foi positiva. “Foi gratificante. Acredito que o projeto contribui para dar mais visibilidade à Justiça do Trabalho”, afirmou.

Projeto

O Multiação é uma iniciativa da TV Centro América, realizada em parceria com o Sesi-MT, que oferece acesso gratuito a serviços de saúde, cidadania e ações de solidariedade. Parceiro da ação desde 2014, o TRT participa do mutirão com a distribuição de materiais educativos e promove a sensibilização sobre o trabalho precoce . O Tribunal também disponibiliza servidores da Ouvidoria para esclarecer dúvidas e orientar a população sobre direitos e normas da legislação trabalhista.

 

(Fabyola Coutinho)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: TRT23-MT

Gostando do conteúdo? Compartilhe!