Quando a mãe de um amigo precisou de doação de sangue, o oficial de justiça Djamil da Silva não teve dúvidas: foi imediatamente ajudar. Ele é doador regular há anos e simboliza o espírito de solidariedade que marcou as três campanhas de doação realizadas pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) ao longo de 2025. Juntas, elas mobilizaram 52 doadores na primeira ação, 57 na segunda e 63 na terceira, ampliando o alcance institucional dessa corrente do bem.
Dentre essas doações, casos como o do oficial Djamil. “Com esse gesto de solidariedade pude retribuir à mãe de um amigo que me conheceu ainda na juventude. Ela me ajudou muito, inclusive na formação da minha personalidade e caráter”, conta. A lembrança ganha força neste 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, data instituída pelo Decreto 53.988/1964 em homenagem à Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.
A doação de sangue, além de salvar vidas, cria laços invisíveis entre quem doa e quem recebe. A servidora Laís Drosghic, doadora regular, reforça essa percepção. “É algo muito simples, que não custa absolutamente nada e leva apenas alguns minutos. Eu faço com prazer porque sei a diferença que isso pode fazer na vida de outras pessoas.”
O mesmo sentimento move a servidora Kelly Aragão. Há poucos dias, ela atendeu a um pedido urgente para ajudar uma gestante. “Fiquei feliz em ajudar, tanto que cancelei o agendamento que tinha no Hemocentro para doar no banco de sangue indicado. Como mãe, fiquei muito sensibilizada com a situação daquela moça”, relata.
Compromisso institucional
As campanhas promovidas anualmente pelo TRT/MT são realizadas pela Coordenadoria de Saúde, Felicidade e Qualidade de Vida (CSFQV). As doações podem ocorrer em qualquer banco de sangue. Contudo, o Tribunal mantém convênio com o MT Hemocentro, único banco de sangue público do estado.
Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. O sangue coletado é fracionado em hemocomponentes e utilizado em diferentes situações, como atendimento a vítimas de acidentes, pacientes oncológicos, cirurgias, doenças crônicas e diversas emergências hospitalares.
(Fabyola Coutinho)