Advogado Previdenciário

Conjunto de assistentes do Chat-JT sobre Conciliação é finalista no Prêmio de Inovação J.Ex. 2025 – CSJT2

5/11/2025  – O Projeto “Assistentes de IA para apoio em Conciliação na Justiça do Trabalho” é o representante da Justiça do Trabalho na categoria Inovação Tecnológica do Prêmio de Inovação J.Ex. 2025. A premiação reconhece projetos inovadores no âmbito da  Justiça brasileira.

A solução desenvolvida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) foi criada dentro do Chat-JT, inteligência artificial generativa da Justiça do Trabalho criada pelo CSJT para ser usada pelo público interno do Judiciário Trabalhista em todo o país.

Neste caso, o TRT-RJ reuniu cinco assistentes virtuais criados para otimizar as audiências de conciliação, tornando-as mais ágeis e eficazes, o que fez com que o projeto “Assistentes de IA para apoio em Conciliação na Justiça do Trabalho” se tornou finalista na categoria Inovação Tecnológica, sendo o único representante da Justiça do Trabalho entre os finalistas.

Resultados expressivos

O servidor Antonio Carlos Galvão Aires, do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc) do TRT 1, foi o idealizador do projeto. Segundo ele, os assistentes apresentam resultados expressivos, como o aumento nas conciliações concluídas na primeira audiência e a redução de audiências adiadas.

“É fundamental ressaltar que a ferramenta de IA não toma decisões por ninguém, mas fornece ao conciliador um mapa claro do que está em jogo para que o acordo seja construído com consciência, justiça e responsabilidade”, destacou.

Conheça um pouco mais sobre o projeto:

Laboratórios de Inovação

A Justiça do Trabalho também tem representação na categoria Laboratórios de Inovação:

  • TRT-12 (SC) – Fluxo Institucional de Análise, Seleção, Priorização e Prototipação de Demandas de Inovação
  • TRT-23 (MT) – Framework Integrado de Gestão da Inovação na Administração Pública

Votação

A cerimônia de premiação será realizada em 24 de novembro, em Brasília. Os projetos vencedores serão selecionados a partir de uma votação aberta ao público.

Para votar no projeto finalista, é necessário realizar um cadastro prévio no site do Prêmio de Inovação J.Ex 2025 até 19 de novembro e concluir a votação até o dia 21 de novembro.

Cultura da solução de conflitos

A coordenadora do Cejusc de 2º grau no TRT-RJ, desembargadora Mônica Puglia, destaca que o fato de o projeto ser um dos finalistas é uma oportunidade relevante para difundir uma das principais políticas institucionais  da Justiça do Trabalho. “Estamos consolidando a importância da cultura de solução de conflitos por meio do diálogo, da escuta ativa,   da autonomia e  do consenso”, ressaltou.

Chat-JT

Lançado em fevereiro deste ano pelo CSJT, o Chat-JT é a primeira ferramenta de Inteligência Artificial generativa da Justiça do Trabalho. Os assistentes auxiliam magistrados (as) e servidores (as) na verificação da viabilidade de acordos, na sugestão de composições e na atualização de cálculos, favorecendo a solução dos conflitos de forma mais rápida e eficaz.

A ferramenta está disponível para todos os magistrados, servidores, prestadores e estagiários da Justiça do Trabalho em todo o país.

Acesse a ferramenta e descubra todas as suas possibilidades.

(Andrea Magalhães/AJ)

FONTE: CSTJ

Gostando do conteúdo? Compartilhe!