Advogado Previdenciário

Balcão Visual – TRT/MT alinha rotinas internas para atendimento acessível às pessoas surdas

“Oi, vou chamar o intérprete que dará suporte no seu atendimento”. São frases como essas que recepcionistas e policiais judiciais dirão, em formato acessível, para pessoas surdas que buscarem a Justiça do Trabalho em Mato Grosso. Após esse primeiro contato, os usuários serão encaminhados ao Balcão Visual, ferramenta on-line que reúne servidores de diferentes tribunais para intermediar a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os procedimentos adotados em situações como essa fazem parte do alinhamento traçado no Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MT) entre a Seção de Acessibilidade e Inclusão, a Coordenadoria de Polícia Judicial e o Setor de Atendimento ao Público. O tema foi discutido em reunião com o objetivo de padronizar as rotinas de acessibilidade e acolhimento de pessoas com deficiência.

Durante o encontro, a chefe da Seção de Acessibilidade e Inclusão, Laudisseia Figueiredo, também repassou orientações sobre o atendimento a pessoas surdas, destacando pontos como a importância do contato visual. “Quem não ouve se comunica por sinais ou pelo olhar. Por isso, é preciso atenção, já que o mínimo desvio dos olhos pode significar que a conversa acabou”, explicou a servidora.

Balcão Visual

Em vigor desde o ano passado, o Balcão Visual pode ser acessado presencialmente, com o apoio de um servidor, ou diretamente por meio do link disponível aqui. O objetivo é intermediar o contato com jurisdicionados surdos e garantir acesso a informações sobre processos trabalhistas, como datas de audiências, trâmites e prazos.

Ao acessar a ferramenta, o usuário é atendido por um dos 12 servidores que integram a escala de plantão do serviço, criado pelo TRT de Campinas. Em Mato Grosso, a funcionalidade está disponível das 11h às 14h30, horário do expediente do Tribunal no estado.

(Fabyola Coutinho)

 

 

 

 

 

FONTE: TRT23-MT

Gostando do conteúdo? Compartilhe!