
13/10/2025 – Com o objetivo de promover o amplo e efetivo atendimento de pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará apresenta uma nova ferramenta digital: o Balcão Visual. O serviço, idealizado e coordenado nacionalmente pelo TRT-15 (Campinas), é um canal online que atende qualquer pessoa surda que deseje obter informações por linguagem de sinais sobre a Justiça do Trabalho e processos em andamento.
Como utilizar o serviço
O atendimento via Balcão Visual é feito por servidores(as) capacitados(as) em Libras, visando ao esclarecimento de dúvidas e fornecimento de informações processuais. Para prestar informações relativas à Justiça do Trabalho do Ceará, o serviço ocorre nos dias úteis de expediente forense, das 12h às 14h, das seguintes formas:
- Atendimento remoto: a pessoa aciona o Balcão Visual pelo link disponível no portal do TRT-CE e será atendida por um(a) servidor(a) capacitado(a) em Libras. Se necessário, o(a) atendente acessará o Balcão Virtual de primeiro ou segundo graus para intermediar a consulta de forma telepresencial.
- Atendimento presencial com tradução remota: a pessoa se dirige à Vara do Trabalho ou à sede do TRT-CE para atendimento presencial. Nesse momento, o(a) servidor(a) da unidade procurada acionará o Balcão Visual para realizar a intermediação da demanda. A tradução em Libras será feita pelo(a) servidor(a) habilitado(a) que estiver no plantão, de forma remota.
Onde localizar o Balcão Visual
Acesse o portal do TRT-CE www.trt7.jus.br e clique no menu superior “Contato” ou no menu lateral “Atendimento ao Público”. Clique na opção “Balcão Virtual, horários, contatos e endereços”, e logo depois no item “Balcão Visual – Acessível em Libras”. Localize e clique no banner do Balcão Visual. Ressalta-se que o atendimento ocorre em uma plataforma de videoconferência online e observa a ordem de ingresso na sala virtual.
Clique aqui para ir diretamente ao Balcão Visual.
Normativos
A criação do Balcão Visual está em consonância com a Resolução CNJ 401/2021, que dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares. A iniciativa atende ainda a Resolução CSJT 218/2018, que versa sobre o uso de Libras no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus para o atendimento de pessoas surdas.
Serviço
Balcão Visual: Atendimento remoto em Libras sobre a Justiça do Trabalho
Horário: 12h às 14h em dias úteis
Acesse o link da sala virtual aqui.
Dúvidas e mais informações: hilario.neto@trt7.jus.br
Fonte: TRT da 7ª Região