Trabalhadores, empregadores, políticos e representantes de sindicatos e entidades patronais de Aripuanã e Colniza participaram de palestras sobre segurança do trabalho e para discutir ações de combate ao trabalho infantil. A ação faz parte do Programa Trabalho Seguro e do Programa de Combate a Erradicação do Trabalho Infantil e incentivo à aprendizagem.
As conversas foram conduzidas nos dois municípios pelo juiz da Vara do Trabalho de Juína, Adriano Romero, que apresentou as condutas que mais geram acidentes de trabalho e as medidas de prevenção. Além disso, o magistrado propôs reflexões sobre as consequências do trabalho infantil na vida das vítimas e tratou da legislação nacional e internacional sobre o tema.
As exposições foram realizadas em parceria com o 14º Comando do Corpo de Bombeiros, que levou explicações sobre as principais causas dos acidentes de trabalho na região e fez demonstrações práticas de primeiros socorros.
Ações sociais
Durante a visita à Colniza, o juiz Adriano Romero conheceu ações sociais que receberam valores destinados pela Justiça do Trabalho. Entre elas, o projeto que adquiriu máquinas para que os presos da cadeia pública produzam fraldas geriátricas, que são fornecidas gratuitamente às pessoas idosas da casa de repouso e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O projeto inclui ainda a produção de móveis de madeira e tijolos.
Nas duas cidades que sediaram as palestras, o magistrado também conversou com representantes da advocacia.
(Juliana Santos)