A presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), desembargadora Adenir Carruesco, lamenta a morte da professora e advogada Ana Emília Iponema Brasil Sotero. Ela estava internada em um hospital de Cuiabá para tratamento de um câncer e teve a morte confirmada às 10h05 desta sexta-feira (18), aos 69 anos.
Natural de Porto Alegre (RS), Ana Emília foi referência nacional na defesa dos direitos das mulheres, no enfrentamento à violência doméstica e na luta por igualdade racial. Atuou como superintendente estadual de Políticas para Mulheres, presidiu o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-MT). Atualmente, exercia a função de assessora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher).
Ana Emília deixa o marido, duas filhas, uma neta e muitos amigos.
A presidente do TRT/MT, em nome do Tribunal, expressa pesar e solidariedade à família, aos amigos e a todas as pessoas que com ela conviveram e foram tocadas por sua força, sensibilidade e compromisso com uma sociedade mais justa, igualitária e segura para todas as mulheres.
Desembargadora Adenir Carruesco
Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região