Advogado Previdenciário

UFMT homenageia magistrados e servidores do TRT em evento com lançamento de livro jurídico

A parceria entre a Justiça do Trabalho e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi celebrada nesta quinta-feira (27) em uma solenidade que reuniu professores, magistrados e diversas autoridades jurídicas no plenário principal do TRT de Mato Grosso. O encontro marcou a entrega de Moção de Aplauso a magistrados e servidores do judiciário trabalhista e o lançamento  da coletânea “Direito do Trabalho Contemporâneo: Enfoques Atuais e Desafios Futuros”, que reúne artigos produzidos no mestrado em Direito da UFMT.

“É uma honra receber a universidade no TRT”, disse a presidente do Tribunal, desembargadora Adenir Carruesco, na abertura da cerimônia. “Essa parceria reflete nosso compromisso em fortalecer os laços que promovam o desenvolvimento social, o conhecimento e, portanto, combate as desigualdades sociais, que no Brasil são enormes. Quanto mais o indivíduo aprende, tanto mais útil ele se torna para si mesmo e para a sociedade”, afirmou.

O vice-presidente do TRT/MT, desembargador Aguimar Peixoto, mestre em Direito pela UFMT, presidiu a cerimônia e agradeceu a homenagem concedida pela instituição de ensino. “As construções que os mestres realizam em seus pupilos assemelham-se a sementes do bom semeador, que frutificam em terrenos férteis ou adormecem na aridez, esperando o despertar”, disse. Ele ressaltou a importância da UFMT na formação de magistrados e servidores da Justiça do Trabalho, com resultados sólidos tanto na vida pessoal quanto profissional.

Moção de Aplauso

A homenagem foi uma iniciativa da Faculdade de Direito como reconhecimento pelas parcerias institucionais firmadas nos últimos anos com o Tribunal. Entre elas, a que possibilitou a oferta de vagas de mestrado para magistrados e servidores e a reforma da sala do Programa de Mestrado da instituição de ensino.

A moção de aplauso foi entregue à presidente Adenir Carruesco e ao vice, Aguimar Peixoto. Também foram agraciados os atuais dirigentes da Escola Judicial do TRT, desembargadora Eleonora Lacerda e juiz Ivan Tessaro, e os da gestão anterior, desembargadora Eliney Veloso e juiz Ediandro Martins, além do diretor-geral do Tribunal, Marlon Rocha.

Segundo o diretor da Faculdade de Direito da UFMT, Carlos Eduardo Silva e Souza, a homenagem foi baseada em três pilares: “o fortalecimento do diálogo interinstitucional, a realização de projetos e parcerias e o reconhecimento público das contribuições do TRT para a sociedade mato-grossense”.UFMT homenageia magistrados e servidores do TRT em evento com lançamento de livro jurídico 1

A cerimônia também marcou o lançamento do livro “Direito do Trabalho Contemporâneo: Enfoques Atuais e Desafios Futuros”, uma coletânea de artigos organizada pelo professor  Saul Tibaldi. A obra reúne estudos de magistrados, acadêmicos e advogados trabalhistas vinculados ao Grupo de Pesquisa em Direito do Trabalho Contemporâneo, da UFMT.

Entre os autores estão os juízes do trabalho Aguinaldo Locatelli, Ângelo Cestari e Ediandro Martins e o servidor Marlon Rocha. O livro, que celebra uma década de atuação do grupo de pesquisa, aborda temas como autonomia coletiva no Brasil, desafios regulatórios no agronegócio, teletrabalho, liberdade sindical e proteção ao trabalho infantil em ambientes virtuais.

O professor Saul Tibaldi explicou que a publicação nasceu “de forma despretensiosa, como um registro de 10 anos de tentativas de encontrar boas perguntas e boas possibilidades de respostas dentro do âmbito do estudo, da pesquisa e da extensão”. Ele reforçou o compromisso do grupo com uma pesquisa crítica e inovadora, voltada para as mudanças sociais e tecnológicas que impactam o direito do trabalho.

Reconhecimento

Ao encerrar a cerimônia, a diretora da Escola Judicial, desembargadora Eleonora Lacerda, destacou o valor simbólico do evento e dedicou as honras à gestão anterior da Ejud. “Essa concretização do mestrado se deve ao trabalho da desembargadora Eliney e do juiz Ediandro, que pensaram e viabilizaram esse projeto. Em nome da Ejud, recebam vocês dois o nosso obrigado”, disse.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades jurídicas, como o diretor-geral da Escola da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargador Márcio Vidal; a presidente da OAB/MT, advogada Gisela Cardoso; o pesquisador de direito internacional e membro da Academia Mato-Grossense de Letras, Valério Mazzuoli; o coordenador do programa de pós-graduação em Direito da UFMT, Marcelo Theodoro; e o chefe do Ministério Público do Trabalho, procurador Danilo Vasconcelos.

(Aline Cubas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: TRT23-MT

Gostando do conteúdo? Compartilhe!