Advogado Previdenciário

Aposentadoria por Invalidez

A Aposentadoria por Invalidez é um benefício previdenciário concedido aos trabalhadores que, por motivo de doença ou acidente, se tornam totalmente incapacitados para o trabalho. No Brasil, essa modalidade de aposentadoria é regida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e é garantida pela Constituição Federal de 1988.

Para ter direito à Aposentadoria por Invalidez, o trabalhador deve passar por uma perícia médica realizada pelo INSS, que irá avaliar a sua condição de saúde e verificar se ele está realmente incapacitado para o trabalho. Além disso, é necessário que o trabalhador tenha contribuído para a previdência social por um período mínimo de 12 meses, a contar da data do início da incapacidade.

Caso o trabalhador seja considerado incapaz para o trabalho, ele terá direito a receber um benefício mensal correspondente a 100% do valor do salário de benefício, que é calculado com base na média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994.

É importante ressaltar que, nos tempos atuais, a concessão da Aposentadoria por Invalidez tem sido alvo de diversas mudanças e restrições por parte do governo. Em 2019, por exemplo, foi instituído um novo sistema de avaliação de incapacidade, que tornou mais rigorosos os critérios para a concessão do benefício.

Além disso, em 2021, foi aprovada a reforma da previdência, que estabeleceu a exigência de um tempo mínimo de contribuição de 20 anos para que os trabalhadores possam receber a aposentadoria por incapacidade. Essa medida, segundo o governo, tem como objetivo reduzir os gastos previdenciários e garantir a sustentabilidade do sistema de seguridade social.

Porém, é importante destacar que a reforma da previdência não afetou os trabalhadores que já estavam recebendo a Aposentadoria por Invalidez ou que já haviam preenchido os requisitos para a concessão do benefício antes da entrada em vigor da nova lei.

Em todo caso, é fundamental que os trabalhadores que se encontram em situação de incapacidade para o trabalho procurem orientação jurídica especializada, a fim de garantir que seus direitos sejam respeitados e que recebam o benefício de forma adequada e justa. Além disso, é preciso estar sempre atento às mudanças na legislação previdenciária, que podem afetar os direitos dos trabalhadores e exigir uma atuação mais ativa por parte dos segurados.

Gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *