O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) participou, na sexta-feira (6), da primeira reunião da Rede de Memória do Estado de Mato Grosso, iniciativa interinstitucional que reúne órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à preservação, à pesquisa e à difusão da memória institucional.
Realizado de forma virtual, o encontro possibilitou a apresentação do objeto e dos objetivos do acordo de cooperação que instituiu a Rede e o alinhamento das primeiras diretrizes de atuação. A iniciativa foi formalizada por meio do Acordo de Cooperação 1/2025.
Participaram da reunião representantes do Tribunal de Justiça (TJMT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), Seção Judiciária Federal (TRF1/SJMT), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag/MT), Assembleia Legislativa (ALMT), Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), Ministério Público (MPMT) e Defensoria Pública (DPE/MT).
O TRT mato-grossense foi representado pelo chefe da Divisão de Gestão Documental e Memória, Nelson Ferraz. Para o servidor, a criação da Rede de Memória do Estado de Mato Grosso consolida um esforço coletivo de integração entre instituições públicas em torno da preservação e da difusão do patrimônio histórico e documental. “Ao integrar essa iniciativa, o TRT fortalece sua atuação institucional e contribui com ações colaborativas que ampliam o acesso da sociedade à memória pública”, afirmou.
Encaminhamentos
Ao final do encontro, foram definidos encaminhamentos estratégicos, como o levantamento de um cronograma de eventos relacionados à memória institucional nos órgãos participantes, o compartilhamento de contatos e informações das equipes técnicas, o agendamento de capacitações conjuntas, a definição de um circuito de visitação aos espaços de memória das instituições e o mapeamento de perfis, áreas de atuação e acervos dos integrantes da Rede.
Também foi aprovada a proposta de realização da próxima reunião de forma presencial, no Arquivo Público do Estado, com o objetivo de fortalecer o intercâmbio entre as equipes e ampliar a aproximação institucional.
(Comunicação Social – TRT/MT)