A Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) realizou, na quarta-feira (4), visita institucional à Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá com o objetivo de fortalecer a articulação entre as instituições e ampliar ações de acolhimento e proteção a mulheres em situação de violência. A nova ouvidora da mulher, desembargadora Eliney Veloso, foi recebida pela delegada Judá Maali Pinheiro.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para o aprimoramento do atendimento às mulheres que procuram a Justiça do Trabalho e que se encontram em contexto de violência, além da possibilidade de desenvolvimento de novas iniciativas conjuntas voltadas à prevenção e ao encaminhamento das denúncias.
Ouvidoria da Mulher
Criada em 2022, a Ouvidoria da Mulher no TRT/MT instituiu um canal direto de comunicação com a Delegacia da Mulher, permitindo que mulheres vítimas de violência deixem o atendimento no Tribunal já com o número de protocolo gerado pela Polícia Civil, facilitando o encaminhamento e o acompanhamento dos casos. Situações de violência ocorridas fora do Tribunal também podem ser registradas na Ouvidoria. Nesses casos, a pessoa atendida poderá acompanhar o trâmite da denúncia junto à Delegacia da Mulher, sem a necessidade de realizar novo relato.
A função de ouvidora da mulher deve ser exercida, obrigatoriamente, por uma mulher, ocupação assumida pela desembargadora Eliney Veloso desde janeiro.
Em 2025, a atuação da Ouvidoria da Mulher no Judiciário foi fortalecida pela Resolução CNJ 649, que ampliou suas atribuições no enfrentamento à violência de gênero, ampliando o acolhimento e a garantia do sigilo das informações.
Atendimento
O atendimento da Ouvidoria da Mulher no TRT/MT é realizado presencialmente no piso térreo do Fórum Trabalhista de Cuiabá, de segunda a sexta, das 7h30 às 14h30. Também é possível acessar o serviço pelos canais eletrônicos disponíveis na página da Ouvidoria da Mulher, no site do Tribunal, ou pelo e-mail ouvidoriadamulher@trt23.jus.br
A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá é localizada na avenida Carmindo de Campos, 2.109, no bairro Jardim Paulista. O contato com a unidade pode ser feito por telefone (65)3613-8901, (65)98173-0709 (plantão) ou pelo endereço eletrônico dmulhercba@pjc.mt.gov.br
(Comunicação Social – TRT/MT)