Advogado Previdenciário

Podcast resgata a trajetória histórica da comunidade quilombola de Mata Cavalo

Tudo começou por volta de 1880, quando, após anos de trabalho forçado, os escravizados em uma fazenda em Mato Grosso receberam da dona das terras, que não tinha filhos nem herdeiros, a garantia da posse da propriedade àqueles que a acompanhassem até seus últimos dias. A promessa foi cumprida. No entanto, outros proprietários da região ignoraram esse direito e expulsaram as famílias negras do território.

É assim que tem início a história da comunidade quilombola de Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento. O local, marcado pela resistência e pela ancestralidade de seus habitantes, foi escolhido como tema central do podcast produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT).

O programa, concluído no fim de 2025, contou com a participação de alunos e professores da Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda, muitos deles moradores ou descendentes dos primeiros ocupantes do território.

A jornada de mais de 140 anos de luta dessa comunidade foi dividida em três episódios. O primeiro retrata a sobrevivência das famílias ao longo do tempo; o segundo aborda a importância da escola e a mobilização realizada para que a instituição de ensino pudesse ser construída na região; já o último episódio explora os aspectos culturais da localidade e o esforço permanente para a preservação das tradições que enchem de orgulho seus habitantes.

Vídeos

As histórias do programa Quilombo Mata Cavalo – Território, Memória e Futuro também ganharam versão em vídeo no canal do TRT/MT no YouTube. Os vídeos revelam os rostos por trás das vozes que deram vida aos três episódios do podcast.

As imagens permitem  ainda conhecer a estrutura da Escola Tereza Conceição de Arruda e a “Casa da Cultura”, espaço que integra a instituição de ensino e foi construído para representar a identidade da comunidade. Erguido com paredes de barro e madeira, o local serviu como “estúdio” de gravação dos episódios do programa.

Mata Cavalo abriga cerca de 500 famílias descendentes dos escravizados da antiga fazenda. Seus moradores enfrentam, até hoje, desafios relacionados à posse da terra e se dedicam à preservação dos costumes e das expressões culturais que marcam a região.

A comunidade também tem forte representatividade na luta contra o racismo, tema que esteve no centro das ações desenvolvidas pelo Tribunal nos anos de 2024 e 2025. Foi nesse contexto que a escola local foi escolhida para receber as atividades do Programa Justiça, Trabalho e Cidadania (TJC), iniciativa desenvolvida pela Associação dos Magistrados do Trabalho de Mato Grosso (Amatra23) em parceria com o TRT.

(Fabyola Coutinho)

 

 

 

 

 

FONTE: TRT23-MT

Gostando do conteúdo? Compartilhe!