Advogado Previdenciário

Ouvidoria do TRT/MT registra 887 manifestações com 98% de resolução em 2025

Foram 887 manifestações recebidas pela Ouvidoria do TRT de Mato Grosso em 2025, com 98% de registros solucionados. Desse total, 76% foram resolvidos de imediato. 

As demandas incluem solicitações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões. No período, os pedidos de informação concentraram a maior parte dos atendimentos, com 654 registros, o equivalente a 76% das manifestações. Também foram contabilizadas 81 reclamações, 70 denúncias, 32 elogios, 12 sugestões e quatro requisições relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Os canais virtuais foram os principais meios utilizados para o registro das manifestações. O e-mail liderou os atendimentos, com 261 registros (30%), seguido do WhatsApp, com 237 (27%), e do formulário eletrônico, que contabilizou 152 manifestações (17%).  O telefone respondeu por 142 atendimentos, enquanto o Balcão Virtual registrou 33 demandas e o atendimento presencial, 27.

Perfil dos usuários

Entre os perfis que mais recorreram à Ouvidoria do Tribunal estão advogados e procuradores (22%), reclamantes em processos trabalhistas (21%) e servidores (5%), além de órgãos públicos, estagiários, peritos e outros usuários.

Quanto ao desfecho das manifestações, 656 demandas (76%) foram solucionadas de imediato e 195 (22%) solucionadas após tramitação, o que resultou em 98% de resolutividade.

Ouvidoria da Mulher

Além da Ouvidoria-Geral, o TRT mantém a Ouvidoria da Mulher, especializada no atendimento de demandas relacionadas à violência doméstica e de gênero. Em 2025, foram registradas duas denúncias e um elogio.

A unidade conta com um Termo de Cooperação com a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, o que permite que os registros realizados sejam encaminhados diretamente à Delegacia da Mulher, garantindo agilidade e continuidade aos procedimentos legais.

(Fabyola Coutinho)

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: TRT23-MT

Gostando do conteúdo? Compartilhe!