Advogado Previdenciário

Histórias da comunidade de Mata Cavalo ganham versão em vídeo no YouTube do TRT/MT

As histórias do podcast ‘Quilombo Mata Cavalo – Território, Memória e Futuro’, agora também podem ser assistidas no YouTube do TRT de Mato Grosso. Os vídeos revelam os rostos por trás das vozes que deram vida aos três episódios exibidos neste mês pela TRT FM 104.3.

Assista no YouTube da TRT de Mato Grosso.

As imagens permitem conhecer professores, alunos e a estrutura da Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda, localizada em Nossa Senhora do Livramento,  a cerca de 50 quilômetros de Cuiabá. A instituição de ensino foi parceira da produção do podcast, com pesquisa sobre a história da região e entrevistas com membros ativos da comunidade.

A comunidade de Mata Cavalo abriga aproximadamente 500 famílias descendentes do antigo quilombo do local. Os moradores enfrentam até hoje desafios relacionados à posse da terra e se empenham em preservar suas histórias, costumes e características culturais que marcam a região.

A comunidade também tem forte representatividade na luta contra o racismo, tema que esteve no centro das ações desenvolvidas pelo Tribunal nos anos de 2024 e 2025. Foi nesse contexto que a escola local foi escolhida para receber as atividades do Programa Justiça, Trabalho e Cidadania (TJC) neste ano. A iniciativa é desenvolvida pela Amatra 23 em parceria com o TRT/MT, com o objetivo de disseminar direitos e garantias fundamentais para estudantes, pais e a comunidade.

As visitas realizadas durante o Programa TJC inspiraram a equipe da Coordenadoria de Comunicação do Tribunal a  produzir o Podcast, que contou com a participação ativa de alunos e professores da escola. As gravações ocorreram na Casa da Cultura, criada a partir de técnicas de construção tradicionais da comunidade quilombola em diálogo com a arquitetura sustentável.

O resultado desse trabalho coletivo é o podcast “Mata Cavalo – Território, Memória e Futuro”, agora também disponível em formato de vídeo no canal do TRT/MT no YouTube.

Ouça os podcasts na Radioagência TRT

(Fabyola Coutinho)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: TRT23-MT

Gostando do conteúdo? Compartilhe!