Advogado Previdenciário

TRT FM – 2º episódio do podcast ‘Quilombo Mata Cavalo’ destaca a importância da escola

A Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda, localizada em Nossa Senhora do Livramento, se destaca como centro de saberes, preservação cultural e troca de experiências que fortalecem a identidade da comunidade. Nesta sexta (5), a TRT FM lançou o 2º episódio do podcast Mata Cavalo – Território, Memória e Futuro, que revela o papel fundamental da escola nesse processo.

Ouça o Episódio 2 do Podcast aqui

Para aprofundar o tema, a equipe da Coordenadoria de Comunicação Social contou com a participação de professores e alunos da instituição. Eles explicaram como os projetos pedagógicos unem o ensino dos conteúdos tradicionais à valorização da ancestralidade e ao fortalecimento da identidade quilombola, uma combinação que transforma o aprendizado em vivência e pertencimento.

Com paredes de barro, pau a pique e telhado de palha, uma construção nas dependências da escola se consolidou como símbolo da memória da comunidade. Trata-se da Casa da Cultura, erguida com técnicas tradicionais das moradias quilombolas. O local foi escolhido para sediar as gravações do podcast. No estúdio improvisado, peças artesanais usadas há gerações pelas famílias da região completaram o cenário do programa.

O episódio também apresentou a história dos “Guardiões de Sementes”, iniciativa criada pelos professores da escola para valorizar um costume passado de pai para filho: preservar as espécies cultivadas nas terras de Mata Cavalo. “Seo” Clemente, personagem da entrevista conduzida pelos alunos, contou, em um genuíno linguajar cuiabano, como funciona o trabalho de salvaguarda dessas sementes.

Outro destaque do programa foi a realização do Projeto Justiça, Trabalho e Cidadania (TJC), desenvolvido na escola em 2025. Promovido pela Amatra, em parceria com o TRT/MT, o TJC deste ano foi descrito como “emocionante” pela presidente do Tribunal, desembargadora Adenir Carruesco, que relembrou, no podcast, a experiência vivida junto à comunidade.

Ouça!
Os dois episódios já publicados estão disponíveis na programação da TRT FM e também podem ser acessados na aba Radioagência TRT, no site do Tribunal. A programação ao vivo da TRT FM pode ser sintonizada pela frequência 104.3 FM ou acompanhada pela internet, no site trtfm.com.br.

(Fabyola Coutinho)

 

 

 

 

FONTE: TRT23-MT

Gostando do conteúdo? Compartilhe!