A Rádio TRT FM lança nesta sexta (28), às 9h, o primeiro dos três episódios do podcast “Mata Cavalo – Território, memória e futuro”. Produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social em parceria com estudantes da Escola Tereza Conceição Arruda, o programa apresenta a trajetória de luta, resistência e a cultura da comunidade remanescente do quilombo localizado em Nossa Senhora do Livramento.
Confira o episódio completo neste link.
As histórias são contadas com ajuda das crianças e adolescentes, que entrevistaram pessoas que estão nas terras de Mata Cavalo há gerações. Elas compartilham lembranças sobre a trajetória da comunidade e, sobretudo, a riqueza cultural e a luta pelo território. O linguajar “cuiabanês”, modo de falar característico da capital e de cidades vizinhas, confere ainda mais autenticidade e emoção aos relatos.
Segundo o diretor da Rádio TRT FM, Leandro Gomes, a ideia do podcast surgiu a partir das visitas à comunidade escolar, contemplada em 2025 com o Projeto Justiça, Trabalho e Cidadania (TJC). “O TJC é desenvolvido pela Amatra e pelo TRT para disseminar valores de cidadania e direitos fundamentais nas escolas por onde passa. Neste ano, além dos resultados surpreendentes, a ancestralidade e a tradição presentes na comunidade nos inspiraram a produzir esse conteúdo”, explica.
A elaboração do programa contou com a parceria de professores e alunos da escola, que também auxiliaram na montagem dos episódios. “As gravações ocorreram na ‘Casa da Cultura’, uma construção de barro e madeira erguida na área da escola para representar o quilombo”, destaca Leandro. “O resultado desse trabalho coletivo é um podcast que aborda temas como cultura, preconceito, racismo e o compromisso de pessoas que se dedicam a melhorar a vida na comunidade. Os episódios também ressaltam o papel fundamental da escola para os moradores da região.”
Radioagência TRT
Os episódios estarão disponíveis no site do Tribunal, na aba Radioagência TRT, onde também podem ser acessadas entrevistas, notícias, campanhas e outros conteúdos produzidos pela TRT FM.
A programação ao vivo da rádio pode ser sintonizada pela frequência 104.3 FM ou acessada pela internet, no site www.trtfm.com.br.
(Fabyola Coutinho)