Advogado Previdenciário

Semana da Conciliação: acordos em Mato Grosso do Sul vão beneficiar 830 trabalhadores – CSJT2

 

7/11/2025 – Chegou ao fim nesta sexta-feira (7) a Semana Nacional da Conciliação. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento movimenta tribunais de diferentes ramos em todo o país para alcançar o maior número de acordos consensuais entre as partes.

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Caputo Bastos, que é conselheiro do CNJ, esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS) realizando inspeção ordinária e acompanhou a assinatura de acordos que encerram ações que tramitavam há cerca de 10 anos, beneficiando 830 trabalhadores de uma usina que decretou falência.

Cerca de R$ 12 milhões disponibilizados

A empresa encerrou as atividades em 2015, no município de Naviraí (MS), e os profissionais ficaram sem receber os últimos salários e eventuais verbas rescisórias. A partir de uma ação integrada no TRT-24 (MS), mais de 800 processos foram solucionados, disponibilizando cerca de R$ 12 milhões aos trabalhadores e trabalhadoras. 

A iniciativa, que envolveu advogados, servidores e magistrados do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) e da Vara do Trabalho de Naviraí, foi elogiada pelo ministro, que destacou o trabalho conjunto das áreas judiciárias e representantes das partes. Caputo Bastos ressaltou o papel institucional da Justiça do Trabalho na pacificação social e destacou a importância de uma política conciliatória contínua.

Ministro em visita ao Cejusc.Inspeção ordinária

O ministro esteve no TRT-24 realizando inspeção para o CNJ. Ele se reuniu com magistrados e representantes da advocacia e do Ministério Público do Trabalho (MPT) no estado e visitou diversas unidades administrativas e judiciárias do tribunal. 

Como vice-presidente do TST e do CSJT, cabe ao ministro a coordenação nacional da política conciliatória na Justiça do Trabalho, ao liderar a Comissão Nacional de Promoção à Conciliação (Conaproc). E um dos locais visitados foram justamente os Centros Judiciários de Solução de Conflitos do tribunal. 

“Quando passei a conhecer efetivamente o Cejusc, eu passei a ver o quão importante era para o nosso sistema de justiça e, sobretudo, para a Justiça do Trabalho”, disse.

Com informações do TRT da 24ª Região (MS)

FONTE: CSTJ

Gostando do conteúdo? Compartilhe!