Advogado Previdenciário

Com discussões sobre integração e valorização da Justiça, TRT/MT sedia 8ª reunião do Coleprecor

Precedentes trabalhistas, valorização da Justiça, saúde mental e compromisso com a equidade racial. Estes e outros temas foram discutidos durante a 8ª reunião anual do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), realizada nos dias 21 e 22 de outubro no Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT). 

As reuniões foram conduzidas pela presidente do Coleprecor e do TRT/MT, desembargadora Adenir Carruesco. 

Veja as fotos do dia 21/10

Veja as fotos do dia 22/10

A palestra de abertura ficou a cargo do desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, que tratou sobre a consolidação do sistema de precedentes no Judiciário brasileiro. Os presidentes também participaram de um painel sobre o Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq), ferramenta voltada à preservação digital de documentos judiciais e administrativos da Justiça do Trabalho. O painel foi conduzido pelo presidente do TRT/RS Ricardo Martins Costa e pela juíza  Anita Job Lübbe, também do TRT gaúcho.

Os tribunais trabalhistas de Goiás e Alagoas apresentaram o programa “TRT Amigo”, uma iniciativa que visa criar uma rede colaborativa entre os TRTs, promovendo o compartilhamento de boas práticas, treinamentos e apoio técnico.

A reunião de trabalho contou ainda com a presença do médico psiquiatra Marcos Mendanha, que falou sobre os fatores de risco e estratégias para promover bem-estar e prevenir adoecimentos no ambiente organizacional. Ao falar sobre burnout, o médico fez um alerta sobre o modo como a sociedade tem lidado com o esgotamento profissional e o adoecimento psíquico. “A síndrome de burnout virou uma espécie de distintivo de honra. É mais aceitável do que admitir uma depressão, por exemplo”, disse ao defender a necessidade de ambientes laborais mais justos, humanos e equilibrados. 

Os participantes também puderam conhecer parte da cultura mato-grossense do premiado grupo cultural Flor Ribeirinha, que apresentou ritmos como siriri, cururu e rasqueado. Já o Coral do TRT, composto por magistrados e servidores de Mato Grosso, deu às boas-vindas com a música “Cuiabá Muito Prazer”, que exalta a cultura da capital.

Equidade racial

Ao fim do encontro, o TRT mato-grossense apresentou o projeto estratégico Justiça Ativa Pela Equidade Racial (Jaer).  A iniciativa contempla ações com foco na promoção da equidade racial no âmbito do TRT e na sociedade mato-grossense em geral. A apresentação ficou a cargo da juíza-auxiliar da Presidência do Tribunal, Leda Borges de Lima.

Dentre as ações apresentadas, foi feito o lançamento da terceira versão do game “Futuro em Jogo”. Agora o jogo, voltado a crianças e adolescentes até 14 anos, apresenta um recorte racial no contexto do combate ao trabalho infantil. A magistrada também destacou convênios voltados à capacitação da população negra, como um curso de preparação para o concurso da magistratura e parceria com o coletivo Herdeiras do Quariterê, de mulheres negras, também para oferecer a estrutura do Tribunal (cursos, acesso às bibliotecas) com o objetivo de capacitação.

Outro ponto destacado foram as proposições quanto às metas nacionais do Judiciário: ideia de inserção de recorte racial na Meta 10 e criação de uma nova meta, baseada no Índice de Desempenho na Promoção da Equidade Racial (Iper).

Nova diretoria

A 8ª reunião do Coleprecor foi encerrada com a eleição da nova diretoria para o biênio 2025-2026. A desembargadora Herminegilda Leite Machado, do TRT da Paraíba, assumirá o cargo de presidente; o desembargador Álvaro Luiz Carvalho, do TRT do Rio de Janeiro, para o cargo de vice-presidente; e o desembargador Jasiel Ivo, do TRT de Alagoas, para o cargo de secretário-geral.

(Comunicação Social)

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: TRT23-MT

Gostando do conteúdo? Compartilhe!