Em referência ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, celebrado na sexta-feira (10), o Programa Trabalho Seguro do TRT de Mato Grosso promoveu uma atividade educativa na Escola Municipal de Educação Básica Antônio Ferreira Valentim, em Cuiabá. A ação levou orientações a estudantes de 8 a 10 anos sobre cuidados com a saúde bucal, prevenção de acidentes no cotidiano e uso seguro da internet.
A palestra foi conduzida pelo psicólogo José Geraldo Mota e pela estagiária de Odontologia Anna Beatriz de Souza, da equipe de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal. De forma lúdica e interativa, eles trabalharam temas que despertaram a curiosidade dos alunos e incentivaram hábitos de prevenção desde a infância.
Antônio Miguel, de 9 anos, ficou impressionado com o quanto o tema é amplo. “Não sabia que o fio dental era tão importante. Também aprendi sobre segurança, tipo usar a cadeirinha no carro e ter cuidado com bebês perto de piscina, bacia, essas coisas”. O colega Alexandre Lima, da mesma turma, reforçou: “Gostei da parte dos dentes, do fio dental e do palito. Mas, o que mais me marcou foi aprender sobre os perigos de brincar com faca ou fogo. Agora sei que é muito perigoso”.
Para Gabriela Siqueira Costa, de 10 anos, o aprendizado foi além dos cuidados com a boca. “Aprendi sobre alimentação saudável e como nós podemos comer vários alimentos que ajudam a não dar cárie nos dentes. Aprendi ainda que criança não pode mexer com isqueiro ou faca. Quando os pais não estão em casa, a gente precisa ter cuidado, porque segurança é muito importante”. A aluna Maria Eduarda Ferreira, de 10 anos, destacou os cuidados com o mundo virtual. “Achei muito legal! Principalmente quando falaram sobre a internet, que tem coisas que a gente não pode aceitar nem responder”, disse.
As palestras contemplaram estudantes das turmas dos 3º e 4º anos. A professora Marta Martins elogiou a abordagem dos palestrantes. “Foi uma manhã de muito aprendizado. Eles falaram sobre saúde bucal, segurança no trabalho e até sobre o uso do celular e a importância dos pais acompanharem o que os filhos assistem. São coisas que falo constantemente em sala de aula e que ganhou reforço com a palestra”, pontuou.
Para o diretor Anderson Santana, a forma como as informações foram trabalhadas fez toda a diferença. “Foi a primeira vez que recebemos profissionais de fora da escola para falar com as crianças, e eles ficaram encantados. Reforçou o trabalho que já fazemos aqui sobre respeito, cuidado e convivência”. Ele ressaltou também a relevância dos temas para o ambiente educacional. “Segurança e saúde da criança é um tema que precisa estar presente em todas as escolas. Esse tipo de ação ajuda a conscientizar sobre cuidados simples, mas essenciais”, destacou o diretor.
Trabalho Seguro
A atividade integra as ações do Programa Trabalho Seguro, que atua na promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho e também busca ampliar a cultura de prevenção desde a infância, de forma a preparar as futuras gerações para um convívio mais consciente e responsável.
O Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas é comemorado em 10 de outubro, data estabelecida pela Lei 12.645/2012. O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças, conectando a escola ao mundo da segurança e saúde do trabalhador e da cidadania.
(Fabyola Coutinho)