Advogado Previdenciário

Ministro Aloysio Corrêa da Veiga preside última sessão à frente do CSJT – CSJT2

 

22/9/2025  – Na manhã desta sexta-feira (22), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizou sua 7ª Sessão Ordinária de 2025, a última da gestão do ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que preside o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o CSJT. A sessão contou com homenagens, agradecimentos e um balanço das principais ações realizadas ao longo do mandato, que se encerra oficialmente nesta quinta-feira (25), com a posse da nova direção do TST e do Conselho.

Ao abrir a sessão, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga apresentou o Relatório de Gestão 2024/2025. Destacando o encerramento de um ciclo à frente do CSJT, relembrou marcos importantes do período, como a consolidação de soluções tecnológicas, a modernização de sistemas e o lançamento do projeto Chat-JT, ferramenta de inteligência artificial generativa da Justiça do Trabalho.

O ministro também mencionou a celebração dos 20 anos do CSJT, com iniciativas como a criação de uma marca comemorativa, medalha e eventos institucionais. “Os resultados alcançados demonstram o êxito de nossa estratégia de modernização e o compromisso do Conselho em garantir um trabalho ágil, eficaz e acessível a todos”, ressaltou.

Acesse a íntegra do Relatório de Gestão 2024/2025.

Homenagens e agradecimentos

Ao passar a palavra para o plenário, conselheiros e conselheiras se manifestaram acerca da gestão do ministro, destacando seu legado institucional nas áreas jurídica e administrativa da Justiça do Trabalho.  Além do presidente, a sessão desta segunda também foi a última dos ministros Mauricio Godinho Delgado, vice-presidente do TST e do CSJT, Cláudio Mascarenhas Brandão e Douglas Alencar Rodrigues, além do desembargador do TRT-1 (RJ) César Marques de Carvalho, representante da região Sudeste.

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho e presidente eleito, ministro Vieira de Mello Filho, agradeceu ao ministro Aloysio Corrêa da Veiga  pela condução acerca dos precedentes. “O legado dos precedentes é muito importante para nós, para a estabilização da nossa jurisprudência”, disse.

Já o vice-presidente do TST e do CSJT, ministro Maurício Godinho Delgado, elogiou o trabalho da atual gestão e reafirmou a importância institucional do Conselho. “A Emenda Constitucional 45 foi muito sábia ao criar este órgão, que atua não apenas no controle, mas também no planejamento e organização sistêmica da Justiça do Trabalho”, destacou. O ministro também reforçou a necessidade de uniformização da jurisprudência trabalhista. “Essa diretriz trará prestígio à Justiça do Trabalho, minimizando divergências entre os 24 TRTs”.

Ao destacar o aprendizado adquirido durante o seu mandato de dois anos, o ministro Cláudio Brandão ressaltou a importância da atuação do CSJT para o aprimoramento da instituição. “Trabalhar neste Conselho é uma experiência muito enriquecedora, pois saímos do ambiente jurisprudencial para lidar com temas administrativos, financeiros e de auditoria, o que amplia significativamente nossa atuação”, afirmou.

Também com mandato se encerrando, o ministro Douglas Alencar Rodrigues se despediu do CSJT, reconhecendo o papel transformador da gestão. “A atuação do presidente foi decisiva para inserir a Justiça do Trabalho no novo sistema de precedentes, promovendo segurança jurídica”, afirmou. Ele também agradeceu pela oportunidade de coordenar o Centro de Pesquisas Judiciárias, Estatísticas e Ciências de Dados (CPGED). “Avançamos bastante na área de pesquisas judiciais”.

Confira mais fotos da sessão no Flickr do CSJT.

Resultado prévio da Semana Nacional da Execução Trabalhista

O ministro Cláudio Brandão, que é coordenador nacional da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista (CNEET), também fez questão de destacar os resultados prévios da Semana Nacional da Execução Trabalhista 2025, realizada de 15 a 19 de setembro em todo o país.

Ele agradeceu publicamente o empenho de todos os magistrados (as), servidores (as), advocacia e Ministério Público do Trabalho (MPT) as pessoas envolvidas no evento. “Quero registrar aqui meus agradecimentos. Foi uma semana muito movimentada”, disse. “Ainda não temos os números definitivos, mas, já superamos a casa dos R$ 4,5 bilhões sem os números de sexta (19)”, completou.

O presidente do CSJT também celebrou os dados. “A comissão se notabiliza todo o ano na Semana da Execução sempre com sucessivos recordes, o que demonstra que realmente vale a pena investir nessas políticas públicas”, disse Aloysio Corrêa da Veiga.

Saiba mais: Cerimônia em Natal encerra Semana Nacional da Execução Trabalhista 2025.

(Nathalia Valente/AJ – Foto: Bárbara Cabral – Secom/TST)

FONTE: CSTJ

Gostando do conteúdo? Compartilhe!