16/9/2025 – O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região está comemorando um grande avanço na automação de processos. O Projeto Solária, uma iniciativa de modernização nacional da Justiça do Trabalho, vem alcançando resultados impressionantes e está tornando a justiça mais rápida para a população. A iniciativa foi implantada na Justiça do Trabalho do Ceará desde 2024.
Um dos destaques é o Robô RJ02, que atua exclusivamente no Segundo Grau de jurisdição. Segundo informações da Coordenadoria de Sistemas de Tecnologia da Informação e Comunicação, entre abril de 2024 e agosto de 2025, o RJ02 publicou mais de 37 mil acórdãos e 100 mil expedientes. Esse trabalho robótico fez com que o tempo médio de publicação, que era de 37 dias, caísse para apenas dois dias.
De acordo com o secretário-geral judiciário do TRT-CE, Ednevaldo Medeiros Pereira, a implantação do Solária “representa um salto de eficiência, pois impacta a redução de prazos em todo o Tribunal”. Ednevaldo esclarece que quando o robô RJ02 é acionado, várias publicações de acórdãos são realizadas ao mesmo tempo.
O gestor menciona, ainda, quanto aos benefícios no Primeiro Grau, visto que os processos retornam mais rapidamente às varas trabalhistas. É importante destacar também que, na Primeira Instância, o TRT-CE também conta com outro robô do Projeto Solária para automatizar suas rotinas, mas o RJ02 é dedicado ao 2º Grau.
Com essa tecnologia, o Tribunal está liberando os servidores de tarefas repetitivas e manuais para que eles possam se concentrar em atividades mais complexas. O resultado é um serviço mais ágil e eficiente, reforçando o compromisso do TRT-7 com a inovação e a celeridade para a sociedade do Ceará.
Projeto Solária
Idealizado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), o Projeto Solária foi selecionado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) como uma das startups da Justiça do Trabalho, com a liberação da solução nacionalmente para os demais Tribunais Trabalhistas.
O Projeto Solária, nomeado em homenagem à obra “O Sol Desvelado”, de Isaac Asimov, renomado autor de ficção científica, busca trazer para a realidade a visão de um futuro onde a tecnologia serve para simplificar processos complexos. Na obra, o planeta Solária é destinado a construir robôs para servir aos humanos em suas mais diversas necessidades.
Fonte: TRT da 7ª Região