Pessoas com deficiência auditiva podem obter informações na Justiça do Trabalho em Mato Grosso por meio do Balcão Visual. A ferramenta, lançada em parceria com o TRT de Campinas, permite o atendimento on-line e presencial com o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Acesse o Balcão Visual neste link
Ao acessar a ferramenta, o usuário é atendido por um dos 12 servidores de diferentes tribunais que integram a escala de plantão do serviço. O atendimento ocorre das 11h às 17h, horário de Cuiabá. Esses profissionais atuam como intérpretes, intermediando a comunicação e repassando as informações solicitadas à Vara do Trabalho responsável.
Para a servidora do setor de Acessibilidade e Inclusão do TRT mato-grossense, Laudisseia Figueiredo, esse é mais um passo em direção à inclusão social. “O TRT/MT participou do projeto piloto de operacionalização do Balcão Visual, que aos poucos está sendo expandido para os outros tribunais. Para nós isso é muito gratificante, sobretudo, por representar um avanço na conquista do direito humano e fundamental das pessoas com deficiência”.
Como funciona
Inspirado no modelo do Balcão Virtual, o Balcão Visual é uma sala de atendimento acessível em Libras, destinada a facilitar a comunicação entre cidadãos surdos e as varas trabalhistas. O objetivo é intermediar o contato entre o jurisdicionado e os servidores do Tribunal, garantindo informações sobre processos trabalhistas, como datas de audiências, trâmites e prazos.
Na prática, o atendimento funciona de duas formas: se a pessoa surda acessar o Balcão Virtual da Vara, o atendente acionará o Balcão Visual para intermediar a comunicação. Já se o acesso for feito diretamente pelo link do Balcão Visual, o servidor em Libras confirmará em qual vara o processo tramita e, em seguida, conectará o jurisdicionado ao Balcão Virtual correspondente.
(Comunicação Social)