Advogado Previdenciário

10/11/2025 – Prevenção de acidentes, combate ao trabalho infantil e escravo marcam a 9ª Corrida TRT/AL – CSJT2

10/11/2025 – A 9ª edição da Corrida TRT/AL Trabalho Seguro e a 6ª Corridinha foram realizadas no último sábado (8/11) e, mais uma vez, reforçaram a missão institucional de promover a prevenção de acidentes de trabalho, erradicar o trabalho infantil, combater o trabalho escravo e fomentar a cultura de saúde, bem-estar e segurança no trabalho. A iniciativa é promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL), em parceria com os seguintes programas: Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho (Trabalho Seguro) e Enfrentamento ao Trabalho Escravo.

O presidente do TRT/AL, desembargador Jasiel Ivo, destacou que o evento é um importante instrumento de conscientização e integração social. Segundo ele, a corrida busca alertar a sociedade e o setor produtivo sobre a necessidade de ambientes de trabalho seguros e do respeito à infância. “Criança é para brincar e estudar. O trabalho deve chegar no tempo certo. É um momento sério de conscientização, mas também de alegria e celebração, com mais de 1600 atletas e dezenas de crianças participando. Esperamos reunir ainda mais pessoas nas próximas edições”, afirmou.

O grande diferencial desta edição foi a inclusão de pessoas com deficiência (PCD), com a criação de categorias específicas integradas ao evento principal. A iniciativa marca o compromisso do TRT/AL em garantir igualdade de oportunidades e visibilidade para todos os públicos, promovendo a inclusão, a diversidade e o respeito às diferenças.

Além disso, a corrida manteve o foco em sustentabilidade, com o uso de materiais recicláveis, pontos de descarte seletivo no trajeto. Essas práticas evidenciam a preocupação do Tribunal com o meio ambiente e com o incentivo a hábitos saudáveis e responsáveis.

O juiz Ednaldo Lima, gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, ressaltou que a ação tem papel fundamental ao reunir famílias, crianças e adultos em torno de uma causa social. Para ele, o evento desperta a conscientização da sociedade sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil, que compromete o desenvolvimento físico, emocional e moral das crianças.

A juíza Carolina Bertrand também destacou a relevância da iniciativa, afirmando que ações como essa fortalecem o papel social da Justiça do Trabalho ao aproximar a instituição da comunidade e promover valores de cidadania, solidariedade e respeito aos direitos humanos.

A prova contou com percursos de 5 km e 10 km, com largada em frente ao Memorial à República, no bairro Jaraguá, em Maceió. Participaram servidores, magistrados, pessoas com deficiência e o público em geral.

Também foi montada uma arena especialmente para o público, reunindo diversos expositores de assessorias esportivas e espaços de lazer e cultura. Houve tendas com arte-educadores para as crianças, painéis de LED e interativos, além de uma série de atrações culturais ao longo do percurso, como Batuque Alagoano, covers de Roberto Carlos, Bell Marques e Michael Jackson, Charanga, Boi Bumbá e uma tenda de música eletrônica, entre outras apresentações. Para garantir o bem-estar dos participantes, foram distribuídos pontos de hidratação com água durante a prova e, ao final, os atletas receberam saladas de frutas e pães de queijo.

Os órgãos e empresas apoiadores foram Azo Benefícios, PROTRT19, Asstra XIX, Governo de Alagoas, Programa Criança Alagoana (Cria), SESI, SESC, Caixa, Governo Federal, Sococo, Solara, Asa Branca Distribuidora, JP Engenharia, Justiça do Trabalho, Programa Trabalho Seguro, Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo.

Resultados da prova

Conforme disponível no site oficial

– centralderesultados.com.br/evento/corridatrt2025

DESTAQUES – Na competição geral  de 5 km masculino, Ícaro Andrade conquistou o primeiro lugar com um tempo de 00:20:38. No feminino, Vanessa da Silva venceu ao completar o percurso em 00:23:06. Na prova de 10 km masculino, Adson Vanderley Gomes foi o campeão com 00:38:26, enquanto a campeã feminina dos 10 km foi  – Patrícia Maria  da Silva Santos, que conclui com 00:45:13.

Categorias Servidores e magistrados

Na categoria de 5 km destinada a servidores e magistrados, Wilson Augusto Ourives Macedo foi o grande vencedor, concluindo a prova em 00:22:20. Em segundo lugar ficou Guilherme Antonio Feitosa Falcão, com o tempo de 00:24:52, seguido de Adriano Brito da Rocha Pereira, que finalizou o percurso em 00:24:55. Entre as mulheres, Ana Luisa de Moraes Amorim Figueiredo conquistou o primeiro lugar com o tempo de 00:25:35. Na sequência, Denise Santos Souza Sampaio ficou em segundo, com 00:27:55, e Vanessa Margarida da Silva em terceiro, com 00:30:11.

Nos 10 km, o servidor Edijânio Gomes Barbosa garantiu o primeiro lugar ao completar o trajeto em 00:48:18, seguido por Clécio Luciano Costa Claudino, que registrou 00:49:07, e Nilton Beltrão de Albuquerque Junior, com 00:53:15. Na categoria feminina, a campeã foi Renata Simplício da Silva Lucena, que concluiu a prova em 00:52:27, enquanto Simone Moura e Mendes terminou em segundo lugar, com 00:58:42.

 

Fonte: TRT da 19ª Região

FONTE: CSTJ

Gostando do conteúdo? Compartilhe!